Você sabe o que são parabenos?

Se você é uma pessoa que lê os rótulos dos produtos que consome, certamente você já deve ter lido que o parabeno é um ingrediente muito presente em cosméticos. Mas você sabe o que é isso?


Os parabenos são conservantes que evitam o crescimento de fungos e bactérias, muito utilizado em produtos para cabelos, maquiagens hidratantes, cremes de barbear e até lenços umedecidos. Por essa substância ser bastante acessível, muitas empresas ainda utilizam o parabeno em seus produtos. Por isso, eles são facilmente encontrados no mercado.



Especialistas acreditam que essa substância desencadeia alergias, irritações, dentre outras sensibilidades na pele. Algumas pesquisas apontam que produtos que possuem parabeno também podem causar envelhecimento precoce da pele e até mesmo câncer. Isso acontece porque este composto químico interfere no sistema endócrino das pessoas porque consegue imitar ligeiramente o efeito dos estrogênios no corpo, sendo considerado um disruptor endócrino.


Devido a essas alterações que essa substância causa no corpo humano, não é indicado o uso de produtos que tenham esse composto químico. Porém, vale lembrar que o parabeno não é o único vilão presente nos cosméticos e é importante conhecer todas as substâncias que estão presentes nos produtos usados.

E você, usa algum produto que contenha essa substância?

38 visualizações
  • Facebook
  • Instagram